Os maratonistas e marchadores vão competir no coração de Budapeste, na Hungria, no Campeonato Mundial de Atletismo de 2023, conforme revelou a World Athletics nesta terça-feira. O torneio será realizado de 19 a 27 de agosto, com 2.000 atletas de mais de 200 países.
Marathoners and race walkers at the @wabudapest23 are set to compete in the heart of Budapest as the routes have been revealed ⤵️#WorldAthleticsChamps
— World Athletics (@WorldAthletics) February 20, 2023
Os maratonistas vão correr em um circuito de 10 km, que passará pelas mais belas partes de Budapeste, Patrimônio Mundial da UNESCO, e será percorrido em quatro voltas. A área de largada e chegada será na Praça dos Heróis, também para as provas de marcha atlética de 20 km e 35 km. As seis corridas de rua serão gratuitas para todos os fãs assistirem, com acesso por metrô e bonde e a telões para ajudar a acompanhar os eventos.
A maratona está marcada para o fim de semana de encerramento do Mundial, a corrida feminina no dia 26 de agosto e a masculina no dia seguinte, 27 de agosto, ambas começando às 7h local, 3h (de Brasília).
Da largada, na Praça dos Heróis, uma rápida e reta seção leva os competidores ao longo da Avenida Andrássy. A única subida será a recém-renovada Chain Bridge, inaugurada em 1849. A partir dali, o percurso leva os atletas por baixo do Castelo de Buda e pelo túnel, uma das curiosidades do caminho. Os atletas retornarão de Buda para Peste, contornando o Castelo de Buda, atravessando novamente a Ponte das Correntes e depois seguirão para a Praça dos Heróis na Avenida Andrássy.
(Foto: Divulgação/WA)
O percurso tem uma seção intermediária na estrada Bajcsy-Zsilinszky, atrás da Basílica, a única curva de 180 graus. Mas como é uma área com sete pistas, os corredores terão perda mínima de velocidade.
As finais da marcha atlética seguirão uma fórmula que tem funcionado bem nos últimos Mundiais: os 20 km masculino e feminino serão em um circuito de 1 quilômetro, enquanto os 35 km masculino e feminino serão em um circuito de 2 quilômetros. Como na maratona, a largada e a chegada serão novamente na Praça dos Heróis, enquanto o percurso será na Avenida Andrássy.
A marcha de 20 km masculina está agendada para o dia 19 de agosto, a primeira prova do Campeonato Mundial de Atletismo de Budapeste. A marcha 20 km feminina será no dia 20 de agosto. As mulheres e os homens enfrentarão a prova de 35 km ao mesmo tempo na quinta-feira, 24 de agosto.
Deixe seu comentário